quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Organização, inventariação, avaliação e selecção de documentação acumulada do Estabelecimento Prisional do Funchal

img
Termos de prisão (1817/1820).

Título do projecto: Organização, inventariação, avaliação e selecção de documentação acumulada do Estabelecimento Prisional do Funchal

Data de início: Agosto de 2010

Data prevista de conclusão: Janeiro de 2012

Equipa: Elsa Andrade, Nuno Mota; Serviço de Preservação, Conservação e Restauro


Organização, inventariação, avaliação e selecção de documentação acumulada do Estabelecimento Prisional do Funchal 

img
Termos de prisão (1817/1820)




O Estabelecimento Prisional do Funchal alberga um importante espólio documental que remonta ao início do séc. XIX. Transferido do extinto Estabelecimento Prisional Regional do Funchal (sito à rua Arcebispo Dom Aires), este arquivo é composto de documentação maioritariamente produzida pela Cadeia Civil do Funchal/ou Cadeia da Comarca do Funchal. O relevo informativo deste acervo é evidente e, de resto, sai reforçado pelo facto de serem bastante escassas ou mesmo inexistentes as fontes arquivísticas disponíveis que testemunhem directamente esta instituição e as práticas prisionais na Região.
Termos de prisão da 
Comarca Oriental do Funchal (1852/1859).
A intervenção do Arquivo Regional da Madeira (ARM), iniciada em Agosto de 2010, tem-se vindo a centrar na avaliação, na organização e na inventariação de massas documentais acumuladas. Presentemente procede-se ao reacondicionamento do arquivo e iniciam-se os trabalhos de elaboração de instrumentos de descrição e análise documental do fundo.
O projecto contempla ainda, numa segunda fase, a transferência temporária da documentação para o ARM para efeitos da sua higienização e expurgo, por um lado, e de digitalização dos documentos ou séries documentais mais antigos e de maior valor secundário ou informativo, por outro.

O Técnico Superior, 

Nuno Mota 

Nenhum comentário:

Postar um comentário