quarta-feira, 14 de novembro de 2012

LREC


Título do Projecto: Elaboração de um manual de arquivo e de uma portaria de gestão documental.

Objectivos: Levantamentos de todas as séries documentais relativas às funções de suporte (funções-meio) e decorrentes da prossecução das atribuições do Laboratório Regional de Engenharia Civil (funções-fim).

Equipa: Dr. João Nuno Freitas e Dr.ª Carmo Rei (Chefe de Divisão da Divisão de Documentação e Informação do LREC).

Dias por semana dedicados ao projecto: 1 dia por semana.

Data prevista de conclusão: Março de 2009.



Processo de prestação de apoio técnico ao Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC)



Em Fevereiro de 2007, o LREC formalizou ao ARM um pedido de apoio técnico para a elaboração de um manual de arquivo e de uma portaria de gestão documental.
Em Junho do mesmo ano foi formalizado o acordo de colaboração com o LREC. Deste resultou a designação de um técnico do ARM e outro do LREC para colaborar nos levantamentos documentais, a Dr.ª Carmo Rei, chefe de divisão da Divisão de Documentação e Informação Técnica.
A primeira etapa do nosso trabalho consistiu na identificação do circuito interno de documentação. Constatamos que o LREC possui um sistema de arquivo centralizado na secção de expediente e arquivo. Toda a documentação produzida e recebida é registada neste serviço onde lhe é aposto um carimbo de entrado ou de saída havendo sempre uma cópia de toda a documentação neste serviço.
Após esta etapa procedemos à análise do Decreto Regulamentar n.º 12 / 2004 / M, de 26 de Abril, que aprovou a nova orgânica do LREC consagrando os seguintes serviços:
1. Departamento de Estruturas, Materiais de Construção e Vias de Comunicação.
2. Departamento de Geotecnia.
3. Departamento de Hidráulica e Tecnologias Energéticas.
4. Centro de Metrologia.
Como serviços de apoio:
Direcção de Serviços Administrativos e Financeiros.
Centro da Qualidade.
Assim, demos início à fase dos levantamentos das séries documentais iniciando este processo pela Direcção de Serviços Administrativos e Financeiros (DSAF), seguindo-se as restantes direcções de serviços contempladas na orgânica do LREC.
Em Fevereiro deste ano concluímos os levantamentos documentais e encontramo-nos a coligir 272 folhas de recolha de dados em séries documentais visando a elaboração do plano de classificação e da portaria de gestão documental.


O Técnico Superior,

João Nuno Freitas


Março de 2009

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