sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Transferência da biblioteca do ARM para as novas instalações

imgimgAssistindo-se a um contínuo crescimento do espólio documental do ARM e com o intuito de cumprir mais e melhor o dever de tratar a documentação devidamente (ISBD e Regras Portuguesas de Catalogação) e torná-la acessível a todo e qualquer cidadão, a direcção projectou e implementou, a dois de Janeiro do corrente ano, um novo serviço, integrado no Projecto de Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade do ARM, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2000, denominado Serviço de Biblioteconomia.
Este justifica-se pela necessidade de gerir, organizar e tratar física e intelectualmente as espécies bibliográficas que têm vindo a aumentar em quantidade e variedade (monografias, publicações periódicas, material não livro, cartografia, entre outras), através de doações, aquisições ou incorporações. Até ao ano transacto e devido à limitação espacial do anterior endereço do ARM, estas tarefas eram asseguradas, apenas, por duas técnicas profissionais de biblioteca.
Na sequência da mudança de instalações e transferência faseada de documentação para o novo edifício, o Serviço de Biblioteconomia encontra-se, desde Janeiro de 2007, em rearrumação dos documentos pertencentes à biblioteca do ARM. Até à data, foram abertas cerca de 1500 caixas com documentos (colecções privadas, monografias, livro antigo, publicações periódicas antigas) que passaram pela higienização e expurgo. Trata-se de um processo moroso, por um lado, devido à organização física que deverá permitir agrupar as várias colecções existentes e, por outro, devido à cotação manual e automatizada (descrição da localização de cada documento num depósito, estante, prateleira e posição na prateleira) o que implica a extinção das cotas anteriores e a atribuição de novas, de acordo com a sua localização topográfica actual.
Por se revelar mais prático, este processo de reorganização é levado a cabo nos próprios depósitos do edifício do ARM. Para o efeito, formaram-se duas equipas constituídas por recursos humanos especializados na área de biblioteconomia (Dra. Sílvia Patarelo, Gilda Araújo, Sofia Bettencourt e Vânia Pereira) que alternadamente, asseguram o tratamento técnico bibliográfico corrente e urgente com o trabalho de reorganização da biblioteca.
O Serviço de Biblioteconomia continuará este projecto a bom ritmo de forma a poder disponibilizar o catálogo actualizado e o fundo documental ao público no próximo mês de Junho.
Finalmente, relembra-se aos interessados que algumas das espécies bibliográficas pertencentes ao fundo documental do ARM encontram-se em formato digital ou microfilme e, portanto, consultáveis.

Dra. Sílvia Patarelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário