Título da intervenção: Incorporação de arquivos públicos anteriores ao período autonómico
Período: 2005 a 2011
Equipa de trabalho: Gestão do processo das incorporações: Directora e Dra. Ana Paula Rodrigues; Gestão do processo de transferência, higienização e expurgo: Dra. Dina Mendes e Dra. Fátima Estevinho, apoio da equipa do SPCR; Apoio no processo de incorporações: todos os arquivistas envolvidos na organização e descrição dos fundos a incorporar; apoio eventual de D. Ângela Manuel e Sr. Manuel Gomes.
Incorporação de arquivos públicos anteriores ao período autonómico
Sendo o Arquivo Regional da Madeira (ARM) o arquivo público da Administração Regional, não poderia deixar de constituir objectivo estratégico desta instituição a integração de património arquivístico, numa perspectiva de salvaguarda e diversificação do nosso património documental. E, neste enquadramento, surge como objectivo operacional prioritário a recolha dos arquivos públicos anteriores à autonomia.
Este ambicioso projecto teve início em 2005, com a mudança do Arquivo Regional para o novo edifício, que possui amplos e adequados espaços de depósito. Estimávamos concluir este projecto em 2012/2013, porém, os acontecimentos de 20 de Fevereiro – com perda de arquivos de alguns serviços – fez-nos precipitar este planeamento, antecipando o término das incorporações para o corrente ano de 2011.
Naturalmente que tal decisão implicou alterações na forma de actuação do Arquivo. A regra, antes, era transferir os arquivos que já se encontravam devidamente avaliados, inventariados e acondicionados, o que implicou que parte dos nossos técnicos, há vários anos, se encontrassem, efectivamente, em serviço externo, a preparar as incorporações. Em 2010 e 2011, assumimos a entrada de documentação por organizar, na certeza de que estará em maior segurança no Arquivo Regional do que nos serviços de origem. Limitámo-nos, assim, a assegurar uma organização mínima da documentação, respectiva listagem e cotação provisória, de forma a que os nossos utentes tenham acesso a esses arquivos. E, deste modo, deram entrada em 2010 1.880,80 metros lineares de documentação, sendo que para 2011 prevê-se, no mínimo, a entrada de 750 metros lineares.
Note-se que, não obstante o projecto prever a transferência de documentação anterior a 1976, na verdade, os arquivos incorporados já contêm, bastas vezes, documentação até os anos 80. Por outro lado, também já deram entrada arquivos de instituições pós-autonomia, como é o caso de documentação de Gabinetes de extintas Secretarias Regionais, da Presidência do Governo.
E terminámos com um quadro referente ao planeamento das incorporações para 2011 e gráficos representativos das incorporações dos últimos anos.
Março 2011
Fátima Barros
Directora do ARM
INCORPORAÇÕES 2011
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Administração Regional Autónoma | Secretaria Regional do Plano e Finanças | DRAF – 2.ª Repartição de Finanças do Funchal e Repartições de Finanças dos demais concelhos |
Direcção Regional do Orçamento e Contabilidade | ||
Secretaria Regional de Educação e Cultura | Direcção Regional de Educação Especial | |
Delegações Escolares e escolas primárias extintas | ||
IDRAM (extinta Delegação de Desportos) | ||
Conservatório de Música | ||
Extinta Escola da Carreira | ||
Escola Secundária Jaime Moniz | ||
Escola Secundária Gonçalves Zarco | ||
Vice-Presidência | Direcção Regional de Comércio, Indústria e Energia | |
Extinta Secretaria Regional da Economia e Cooperação Externa | ||
Direcção Regional de Administração Pública e Local (extinto Governo Civil) | ||
DRAJ – Conservatórias do Registo Civil de toda a Ilha; Conservatórias do Registo Predial – apenas determinadas séries. | ||
Secretaria Regional dos Recursos Humanos | ||
Centro das Comunidades Madeirenses | ||
Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais | Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira | |
Serviços do Governo da República na RAM* | Alfândega do Funchal | |
Polícia de Segurança Pública | ||
Tribunais | Tribunal Judicial da Comarca do Funchal | |
Tribunal Judicial da Comarca de Ponta do Sol | ||
Tribunal Judicial da Comarca de São Vicente | ||
Tribunal Judicial da Comarca de Santa Cruz | ||
Administração Local | CM Calheta | |
CM Porto Moniz | ||
CM Machico | ||
CM Funchal | ||
Privados** | Cartórios Notariais | Cartório Notarial de Teresa Perry Vidal - Funchal |
Cartório Notarial de Ponta de Machico | ||
Cartório Notarial de Santa Cruz |
* Serviços contactados e com documentação em arquivos centrais: Guarda Nacional Republicana; Capitania do Porto do Funchal; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
**Inclui somente os cartórios notarias, agora privatizados, dada a natureza pública dos actos.
Número de unidades de instalação incorporadas
Ano | u.i. | Livros (ofertados/ adquiridos) |
2005 |
19349
|
41
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2006 |
12861
|
62
|
2007 |
16028
|
107
|
2008 |
9478
|
0
|
2009 |
4405
|
299
|
2010 |
18.657
|
293
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Número de metros lineares de documentação incorporada:
Ano | Ml de doc. incorporada |
2005 |
296,02
|
2006 |
143,31
|
2007 |
562,14
|
2008 |
562,14
|
2009 |
310,66
|
2010 |
1.880,80
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