quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Acervo do Dr. João de Lemos Gomes



Título do Projecto: Inventariação do acervo do Dr. João de Lemos Gomes.

Data de início: Setembro de 2009.

Data prevista de conclusão: Janeiro de 2011.

Equipa de trabalho: Natércia Gouveia.


Dr. João de Lemos Gomes (Melos): médico
e pintor madeirense

img
Exposição de pintura do Dr. João de Lemos 
Gomes (Melos). inaugurada no Palácio Galveias,
com a presença do Presidente da República,
 Almirante Américo Tomás. 1960.
Em 2006, a família do Dr. João de Lemos Gomes decidiu doar ao Arquivo Regional da Madeira uma parte do seu acervo. De forma a valorizar esta doação prestou-se ao agradecimento público, com a integração deste conjunto documental na exposição “Legados para a História: um agradecimento: doações ao Arquivo Regional da Madeira de 2005 a 2008". 
Inicialmente, procedeu-se à elaboração de uma listagem, dando conta da documentação entregue a este Arquivo Regional. O projecto sofreu uma interrupção e foi retomado em Setembro de 2009. Prosseguiu até ao presente mês de Janeiro, estando neste momento em fase de conclusão. 
Prevê-se disponibilizar o inventário aos nossos leitores até ao final do primeiro semestre de 2011.
O inventário do Dr. João de Lemos Gomes tem uma grande componente de fotografia. Inicia-se com uma secção de documentos pessoais e familiares. Seguem-se as actividades realizadas como médico e pintor. No final consta a documentação dedicada à sua intervenção social, onde destacamos a presidência da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, a presidência do Club Sport Marítimo e a participação nos primeiros ralis do Club Sports Madeira.
João de Lemos Gomes nasceu na freguesia do Porto da Cruz, a 06 de Agosto de 1906, filho de José Gomes e de Rosa Lemos Gomes. Ingressou no curso de Medicina na Universidade de Coimbra, onde termina a formação em Ortopedia e Cirurgia. Em 1937 casou com a madeirense Maria da Conceição Castro Azevedo, com quem teve cinco filhos: Maria da Graça, José Manuel, Fernando, Maria Margarida e João José. Na sua vida profissional começou por exercer medicina no seu consultório do Funchal. Seguiu-se, em 1945, uma deslocação à Argentina, onde se especializou em Anestesia Moderna, leccionando posteriormente em Portugal, ao mesmo tempo que exerceu funções no IPO.
O Dr. João de Lemos Gomes na 
Clínica Ortopédica Marítima, 
com o seu colaborador directo, 
Dr. Jorge Jardim Azevedo. Sem data.
Regressou definitivamente à ilha da Madeira em 1949. Entre 1950 e 1953 exerceu o cargo de Director do Auxílio Maternal. Em 1952 ocupou o cargo de Presidente do Club Sport Marítimo. No ano seguinte, foi o impulsionador da criação da Clínica Ortopédica Marítima “Sol-Ar-Saúde”, projecto do qual possuímos uma interessante documentação. 
Em Janeiro de 1954 tomou posse como Presidente Substituto da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, onde se manteve durante seis anos. 
Com o nome artístico "Melos", o Dr. João de Lemos Gomes produziu ao longo da sua vida uma quantidade assinalável de aguarelas da sua terra natal e dos locais que visitou, tendo-as exposto em diversas mostras. Entre as suas produções artísticas 
"Melos" a pintar. Sem data.
mais relevantes destacam-se os quadros a óleo da 
Via-Sacra da 
igreja do Porto da Cruz.
O médico e pintor madeirense faleceu no Funchal, a 27 de Novembro de 1996, aos 90 anos de idade.


A técnica Superior


Natércia Gouveia

Janeiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário