terça-feira, 13 de novembro de 2012

Direcção Regional de Agricultura



Título do Projecto: Inventariação da documentação custodiada pela Direcção Regional de Agricultura.

Objectivos: Organização, descrição, classificação e inventariação da documentação que engloba os núcleos da Junta Agrícola da Madeira (JAM), da Estação Agrária da Madeira (EAM) e resquícios da Direcção Regional de Agricultura (DRA).

Responsável de projecto: Ana Cristina Men.

Período de duração da intervenção: Novembro de 2007 a Junho 2009.



Inventariação da documentação custodiada pela Direcção Regional de Agricultura


Melhoramentos agrícolas: 
tanque construído no Caniço. [Década de 60].
O Arquivo Regional da Madeira cumpre uma das suas missões: a de salvaguarda de documentação anterior a 1975. Por iniciativa do ARM, foi recolhida a documentação depositada no Jardim Botânico, sob custódia da Direcção Regional de Agricultura, e designada uma técnica para efectuar o tratamento documental.
O grande desafio foi a organização da documentação, dada a mistura de documentos dentro de caixas que integrava vários anos. Conforme se vêem nas imagens, a título de exemplo, a designação “Documentos de 191- e 1919”, tendo encontrado as designações “Florestais” e Fiscalização, cujo assunto é abrangente.
Melhoramentos agrícolas:
 muro de suporte construído numa
exploração agrícola em São Martinho.
[Década de 60].
O tratamento documental envolveu higienização, organização da documentação, descrição, proposta de eliminação de documentos sem valor secundário e acondicionamento dos documentos a incorporar no ARM.
Tendo em conta a organização original da documentação, deduzimos nunca ter sido objecto de avaliação.
Quanto aos processos de despesa será feita a comparação com os processos de despesa existentes no ARM, assim que possível, e a eliminação dos duplicados.
No fundo da EAM encontramos no âmbito das suas atribuições,grosso modo, documentação relativa a expediente / fiscalização de produtos e estabelecimentos / tratamentos agrícolas e apoios à agricultura, mas não só: documentação da Regência Florestal, Laboratório Distrital e com menor frequência documentação dos Serviços Pecuários e dos Serviços de Obras Públicas.
A documentação proveniente das funções de fiscalização de estabelecimentos e de policiamento de zonas florestais continha correspondência recebida, objecto de restrição, e englobava por exemplo, autos de apreensão de lenha ou autos de transgressão. No entanto, dada à organização original da documentação nem sempre foi possível demarcar peremptoriamente todos os documentos restritos à consulta.
O núcleo tratado inclui ainda documentação da Junta Agrícola da Madeira.
O inventário desta documentação estará disponível oportunamente. 
A Técnica Superior,

Ana Cristina Men

Setembro 2009

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