quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Inventariação, avaliação e selecção de documentação acumulada da Intendência de Pecuária

Título da intervenção: Inventariação, avaliação e selecção de documentação acumulada da Intendência de Pecuária

Objectivos: Organizar, descrever, inventariar e avaliar a documentação acumulada e proceder à incorporação dos documentos de valor histórico-cultural no Arquivo Regional da Madeira.

Data de início: Julho de 2007

Data prevista de conclusão: Abril de 2011

Equipa: Nuno Mota, Paula Silva e Cecília Fernandes


Inventariação da documentação acumulada da
Intendência de Pecuária

img
Estado da documentação no início da intervenção.
Estação Zootécnica da Madeira, Porto Moniz (Maio 2007)
O Arquivo Regional da Madeira, na expressão da sua mais relevante e visível competência, no trajecto da recuperação e colecta do passado histórico, encetou, em Julho de 2007, um acordo de colaboração com a Direcção Regional de Veterinária, tendo em vista proceder à avaliação e selecção da documentação acumulada nesta entidade. 
img
Documentação antes da descrição (Arquivo 4 – Julho 2007).
O fundo da Direcção Regional de Veterinária é constituído por vasta documentação dos extintos serviços: Intendência de Pecuária, Serviços Veterinários e Direcção Regional de Pecuária, com díspares funções e diferenciadas competências, com destaque para a fiscalização e registo das profissões na indústria de lacticínios e indústrias de outros produtos de origem animal, como ocorria na primeira entidade.
O tratamento do fundo foi estruturado em várias etapas:
img
Documentação acondicionada (Arquivo 4 – Maio 2008).
A primeira desenrolou-se, em 2007, na Estação Zootécnica da Madeira, na Santa do Porto Moniz, iniciando-se pela separação e organização da documentação que se encontrava num depósito, sem condições de arquivo e, por via deste facto, em deficientes condições de conservação e de manipulação.
Subsequentemente, foi promovida a sua transferência para o anexo do Arquivo Regional, na Rua das Pretas, onde foi higienizada. Depois, deu-se continuidade ao projecto com a descrição documental, a que se seguiram o acondicionamento preliminar, inventário e classificação provisória.
Em Maio de 2008, esta documentação foi encaminhada para o Arquivo Regional da Madeira, não ficando, todavia, disponível ao público, porque o fundo só se completou com a agregação de mais documentação, anterior a 1975, que permanecia no arquivo da sede da Direcção Regional de Veterinária.
No primeiro trimestre de 2011, fez-se o reacondicionamento do fundo, inventariação e classificação definitiva, envolvendo a totalidade da documentação obtida, em ambas as intervenções, efectuadas por técnicos da Direcção Regional e do Arquivo Regional da Madeira.
Este fundo, que remonta ao ano de 1912., é composto por vários núcleos documentais, dos quais destacamos, no âmbito das funções fim, os seguintes: Produção e Melhoramento Animal; Sanidade Animal; Peste Suína Africana; Fiscalização e Inspecção Sanitária; e Licenciamento/Registo Industrial e Profissional.
O valor informativo encontrado nas anteriores secções torna-se relevante para o conhecimento das ocorrências sanitárias: do surto de Peste Suína Africana, registado na Madeira, nas décadas de 60 e 70 do século XX; da actividade fabril no domínio dos produtos de origem animal, em especial no licenciamento dos estabelecimentos de lacticínios - fábricas de manteiga, postos de desnatação e postos de recepção de leite; registo de profissões enquadradas nesta indústria, tais como manipuladores de queijo e manteiga, mungidores e vendedores ambulantes de leite, entre outras, e bem assim na área da zootecnia, reprodução e melhoramento animal, sobretudo no concernente à instalação, expansão e papel do serviço de inseminação artificial.
Este espólio será, brevemente, colocado à disposição de todos aqueles que se interessem pelos assuntos pecuários e veterinários.

A Técnica Superior,
Paula Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário