sexta-feira, 22 de março de 2013

Trabalhos em curso: Inventariação de documentação acumulada da Direcção do Distrito Escolar do Funchal

 

Projeto: Inventariação de documentação acumulada da Direcção do Distrito Escolar do Funchal

Data de início:
Janeiro de 2013

Data prevista de conclusão
: Dezembro de 2013

Equipa ARM:
Ana Cristina Men


A documentação da extinta Direcção do Distrito Escolar do Funchal foi incorporada pelo Arquivo Regional da Madeira, adiante designado como ARM, a 19 de outubro de 2010. Esta documentação encontrava-se na desativada Escola das Quebradas, em São Martinho, sob tutela da Secretaria Regional da Educação e Cultura, e antes disso, na extinta escola básica do 1.º ciclo da Carreira.
Após higienização e expurgo, foi arrumada num dos depósitos do ARM até, em Janeiro do corrente ano, iniciar-se a inventariação dessa documentação.
A fase dos levantamentos documentais e respetivo acondicionamento terminará este mês Março de 2013 e será seguida de sistematização, avaliação e seleção das séries documentais. Após a eliminação da documentação sem valor secundário, se aplicável, será necessária a recotação definitiva deste fundo, de acordo com a classificação definitiva.
Este conjunto documental é constituído, cerca de dois terços da documentação, por processos de matrícula. Em menor número, outras séries homogéneas e expressivas: relação das crianças na idade escolar; processos individuais de alunos; mapas das escolas e dos postos escolares; despachos da Direcção Escolar ao delegado escolar do Funchal relativos às transferências do ensino particular para o ensino oficial, entre outras.
O grande desafio na organização desta documentação são os processos de matrícula, tendo em conta: o volume documental desta série, a organização original e a sua classificação.
Este projeto tem como objetivo, a elaboração de um relatório de documentação acumulada e de um inventário que servirá como instrumento descritivo para facilitar o acesso dos documentos aos leitores do ARM.
Nota: No ano passado, foi incorporada no ARM documentação proveniente das delegações escolares, na sua maioria livros de registo, considerada de “maior valor” e por isso, arrumada e depositada em melhores condições, da qual resultaram listagens consultáveis no site do ARM.
Como o produtor é o mesmo, Direcção do Distrito Escolar, a documentação das delegações escolares terá de ser incorporada num único inventário.
 
fevereiro de 2013
Dra. Ana Men

Nenhum comentário:

Postar um comentário