Título: Arquivo da
Alfândega do Funchal (1864-2000)
Projeto: inventariação, avaliação e seleção de documentação acumulada do arquivo da Alfândega do Funchal
Objetivos: identificar os documentos providos de valor histórico para incorporação no Arquivo Regional e aferir a documentação alvo de eliminação
Instrumento de descrição: inventário provisório (n.º 3-A)
Arquivistas: José Vieira Gomes (coord.), Ana Cristina Mendes, Liliana Abreu, Paula Vasconcelos e Rafaela Rodrigues
Prazo: 2009-2013
Alfândega do Funchal
Previstas divulgar brevemente ao público, estas fontes
inéditas do arquivo da Alfândega do Funchal, datadas entre 1864 e 2000, resultam
de um projeto de inventariação, avaliação, seleção e incorporação documental
desenvolvido pelos arquivistas do Arquivo Regional da Madeira, nas instalações
da mesma Alfândega, entre 2009 e 2013.
De um total de 9943 documentos inventariados, 6693 são de
conservação definitiva e 3250 de eliminação (Fig. 1).
No essencial, este acervo reúne séries atinentes a funções
aduaneiras, extensíveis a todo o arquipélago da Madeira, sendo as mais
representativas as que se prendem com o controlo, fiscalização e tributação das
mercadorias exportadas e importadas; com o registo de embarcações e aeronaves
entradas e saídas; com a produção, armazenamento, consumo e exportação do vinho
Madeira; ou com o regime sacarino (cana-sacarina, açúcar, álcool, aguardente,
rum, garapa, mel e vinho).
Estes novos documentos, temporalmente balizados entre o 3.º
quartel do século XIX e a atualidade, afigurar-se-ão de extrema importância,
sobretudo, para estudos no âmbito da história financeira e económica das ilhas
da Madeira e Porto Santo.
Fig. 1 - Distribuição do número de documentos
inventariados, por destino final
Cronograma do projeto
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Tempo
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Tarefas
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05.03.2009
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Relatório de
diagnóstico
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01.02.2010
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Ficha de controlo de
intervenção
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02.02.2010
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Início dos levantamentos
documentais nas instalações da Alfândega do Funchal
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30.03.2010
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Acordo de colaboração celebrado
entre a Direção Regional dos Assuntos Culturais / Arquivo Regional da Madeira e
a Direção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o
Consumo
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22.09.2010
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Primeiro relatório de avaliação da
documentação acumulada
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16.11.2010
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Incorporação no Arquivo Regional
de 1676 unidades de instalação
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31.08.2011
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Fim dos levantamentos
documentais
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30.03.2012
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Segundo relatório de avaliação da
documentação acumulada
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31.07.2012
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Inventário provisório do arquivo
da Alfândega do Funchal
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3-10
de Outubro de 2012
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Incorporação no Arquivo Regional
de 5017 unidades de instalação
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Dezembro de 2012
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Previsão de disponibilização ao
público do inventário provisório do arquivo da Alfândega do
Funchal
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2013
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Previsão de eliminação de 3250
unidades de instalação
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Fig. 2 – Atual edifício sede da Alfândega do Funchal, concluído em 1962. Avenida do Mar, na esquina com a Rua 5 de Outubro. Fotografia: José Vieira Gomes, 2012.
Fig. 3 – Posto de verificação de bagagens da Alfândega do
Funchal, no porto da cidade. Fotografia constante do 1.º relatório de atividades
realizado por João Humberto Ferreira da Costa, diretor da Alfândega do Funchal,
por ocasião do seu primeiro quadrimestre à frente da instituição, no qual expõe
superiormente ao Diretor-Geral das Alfândegas o estado geral em que veio a
encontrar a referida alfândega. 20.10.1944. ARM, ALFUN, Pasta
2442.
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