Título do Projecto: Orientação da organização e descrição dos fundos judiciais sob tutela dos tribunais e preparação das incorporações no ARM.
Objectivos: Controlo, qualificação e comunicação dos processos judiciais. Garantir a integridade de fontes para a história da Madeira.
Instrumentos a produzir: Catálogo em base de dados Access
Equipa: Dra. Liliana Abreu - ARM
Funcionários judiciais
Dias por semana dedicados ao projecto: Cerca de 4 dias/semana
Data de início: Junho de 2006.
Data prevista de conclusão: -----
“Um trabalho pioneiro:
apoio logístico aos tribunais da região”
Este trabalho pioneiro consiste na iniciativa do ARM em propôr aos tribunais apoio na organização dos seus arquivos e na sua transferência de forma segura e eficaz. Traduz-se ainda na partilha da base de dados que permite aos tribunais tirarem as suas próprias listagens, aceder sempre que necessário à informação e encaminhar correctamente os utilizadores para o ARM, pois ficam com uma cópia da base. O ARM assegura as incorporações regulares e correctas, ao mesmo tempo que resguarda o património e realiza uma campanha de sensibilização na aplicação de um conjunto de medidas que os apoiará em futuras intervenções.
| Aspecto de documentação judicial anterior à higienização e acondicionamento. |
Este apoio celebra um compromisso de colaboração mútua baseando-se na cooperação e distribuição de responsabilidades entre as instituições. Nesta colaboração o ARM compromete-se a disponibilizar a assistência técnica de um técnico especializado que vai garantir a eficácia de todo o processo. Fica igualmente a cargo do ARM o fornecimento do material necessário para o acondicionamento, acções de formação na área da higienização, orientação na identificação e recuperação da informação, conferição dos registos inseridos na base, o cumprimento das disposições legais e finalmente a garantia da permutação da informação. Os tribunais, por sua vez, comprometem-se em executar os processos de higienização e acondicionamento e ficam responsáveis pela identificação dos processos e carregamento da base de dados. Ressalve-se que esta base foi criada especificamente para colmatar a necessidade de registar informaticamente a vasta documentação que é regular no grupo de fundos dos judiciais e na urgência de transformar a informação em dados que pudessem estar acessíveis, a um simples click. Para tal, foi criada uma base de dados (Access), clara, simples, de inserção e pesquisa fácil, que vai ao encontro dos campos principais da Norma Internacional de Descrição em Arquivo (ISAD (G)) e que permite uma panóplia de opções.
Documentação judicial arrumada
nos depósitos do ARM.
|
Os tribunais já envolvidos neste processo são: Tribunal Judicial da Comarca do Funchal, Tribunal Judicial da Comarca de Santa Cruz e Tribunal do Trabalho do Funchal. Com incorporações periódicas, as unidades de instalação entram no ARM acompanhadas de um registo informático respeitante a todos os processos. De referenciar o Tribunal do Trabalho do Funchal que, neste momento, remeteu para o ARM toda a sua documentação de conservação permanente até ao ano 1975, num total de 13.138 registos.
Dra. Liliana Abreu
Nenhum comentário:
Postar um comentário