Título do Projecto: Inventariação de documentação acumulada da 1ª Repartição de Finanças do Funchal.
Objectivos: Levantamento de toda a documentação acumulada anterior a 1975, com o intuito de incorporar no Arquivo Regional da Madeira.
Equipa: Dra. Cristina Mendes e Técnica Profissional Paula Vasconcelos.
Dias por semana dedicados ao projecto: 2 dias por semana.
Data de início: Novembro de 2006.
Data da 1.ª transferência: 16 de Junho de 2008.
Data prevista da 2.ª incorporação: Julho de 2009 (Anos: 1860 – 1950).
Data prevista de conclusão: Dezembro de 2010.
Inventariação de documentação acumulada da 1ª Repartição de Finanças
Desenvolveram-se dois tipos de intervenção:
1) inventariação de documentação acumulada;
2) descrição e informatização dos processos do Imposto sobre Sucessões e Doações.
Relativamente à informatização de documentação acumulada o processo, iniciado em Fevereiro de 2007, concluiu-se em 2008, tendo registado uma transferência para o ARM, a 16 de Junho de 2008, de um total de 382 unidades de instalação, datadas entre 1938 e 1989. Salientam-se as séries que se seguem: correspondência, imposto sobre doações e sucessões do concelho do Funchal, matriz predial, avaliação predial, contribuições e impostos, operações de tesouraria, entre outros, afectos à 1.ª Repartição de Finanças do Funchal, Tesouraria da Fazenda Pública, Secção de Finanças do Funchal, Direcção de Finanças do Funchal, Direcção Geral da Fazenda Pública/ Direcção Geral do Tesouro, entre outras.
Quanto ao segundo tipo de intervenção, - processos do Imposto sobre Sucessões e Doações - foram já inseridos em base de dados 9777 registos, que abrangem os anos de 1860 a 1939, pretendendo o projecto alcançar o ano de 1975.
Para melhor compreender, refira-se que estes processos respeitam ao imposto cobrado pelo Estado aos herdeiros legítimos após a morte ou doação dos seus cônjuges, ascendentes ou descendentes.
Note-se que, no decurso da descrição, tivemos de nos socorrer dos livros sobre as sucessões e doações para facilitar a pesquisa dos dados dos processos.
No final do 1.º semestre de 2009, proceder-se-á à incorporação no ARM destes processos já descritos em base de dados.
A Técnica Superior,
Ana Cristina Mendes
Dezembro de 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário